Aluguel direto com proprietário: por que não é uma boa opção?

Diversas são as opções de locação existentes hoje em dia. Facilidades vêm sendo criadas para que mais pessoas tenham acesso a imóveis. No entanto, ainda há uma parcela de inquilinos que buscam alugar diretamente com os proprietários. 

Essa é uma prática que faz com que a mediação de uma imobiliária ou corretor não seja necessária, gerando acordos “de boca” ou com contratos mais simplificados. No entanto, essa não é a melhor opção para quem busca um lugar para morar. 

Neste artigo vamos mostrar alguns dos motivos para não alugar imóveis diretamente com o proprietário e trazer soluções para quem quer facilidade para locar seu novo lar

É seguro alugar imóvel direto com o proprietário? 

A locação sem a intervenção de uma imobiliária ou corretor pode ser menos segura para ambos, inquilino e proprietário. 

Em primeiro lugar, há pouca proteção legal para os envolvidos no negócio. Isso acontece por conta de contratos incompletos, pois muitas vezes são redigidos pelo próprio proprietário sem passar por expertise jurídica. 

Por conta dessa falta de conhecimento, os contratos podem apresentar brechas ou ambiguidades que podem gerar problemas para todos os envolvidos. 

Tenho direitos ao alugar imóvel direto com o proprietário? 

A resposta curta é: sim. Porém, com contratos redigidos sem expertise se torna mais difícil fazer valer os direitos tanto de inquilinos, quanto de donos de imóveis. Além da falta de um contrato robusto, a falta da mediação de uma empresa especializada pode gerar prejuízos. 

Outros problemas a longo prazo 

A falta de padronização que, normalmente, gera problemas sobre o uso de fiadores ou sobre os seguros para o imóvel. Essa falta de padrão gera uma falta de segurança para o morador, que acaba não tendo a cobertura correta ficando à mercê de sinistros. 

Além disso, questões como consertos e manutenções podem ficar obscuras no contrato e, até mesmo, sem a certeza de que serão atendidas. Isso torna o tempo de moradia suscetível a problemas e transtornos. 

O que impacta, também, na saída. Sem uma mediação clara, a vistoria pode não ser clara e gerar ruídos na comunicação e entrega do imóvel. Além de se tornar custoso, gera dores de cabeça para todos os envolvidos. 

Optando pela mediação de imobiliárias 

Em um primeiro momento a locação direto com o proprietário pode parecer uma opção mais viável. Muitos não pedem fiadores, assim como não fazem análise de crédito. No entanto, os riscos desse negócio não valem a pena. 

Se o inquilino não tem a opção de fiadores, as imobiliárias contam com opções que excluem essa necessidade para locação. Uma dessas opções é o seguro fiança, assim como o título de capitalização que também é uma alternativa. 

Todas as opções podem ser facilmente consultadas com ferramentas de multianálise que ajudam muito no dia a dia das imobiliárias. Com elas é possível consultar opções de crédito para locação, assim como seguros em poucos segundos. 

Alugando imóvel com segurança 

A mediação de uma imobiliária garante maior seguridade para o inquilino. As empresas contam com apoio de times jurídicos especialistas e preparados para trazer contratos que garantem total segurança para clientes e proprietários. 

Além disso, com a facilidade das plataformas usadas por elas, opções mais viáveis para locação, assim como os seguros. 

Com o Grazon, as imobiliárias conseguem entregar um trabalho mais ágil e com menos burocracia na hora de efetuar os processos de locação. Uma ferramenta intuitiva que ajuda sua imobiliária a fechar mais negócios. 

Saiba mais agendando uma demonstração. 



Deixe uma resposta