Saiba como funciona o processo da gestão imobiliária

  O mercado imobiliário sempre foi altamente competitivo, mas com a turbulência financeira dos últimos anos, as disputas se intensificaram. Embora o futuro parece promissor, a crise mostrou que o sucesso do setor depende, antes de tudo, da gestão imobiliária.

Fatores externos são importantes, mas a chave para determinar se um empreendimento pode se destacar da concorrência está no aprimoramento do planejamento comercial, gestão patrimonial, controle de custos e atendimento ao cliente.

Neste artigo, confira os processos de gestão imobiliária que você precisa saber para estar um passo à frente.

O que realmente é gestão imobiliária?

   A gestão imobiliária consiste em uma junção de técnicas, práticas e ferramentas que permitem a uma empresa fidelizar clientes  e atrair novos interessados, além de aumentar o portfólio de produtos e qualificar o serviço final. A grande diferença, no entanto, é que, ao fazer tudo isso, os custos operacionais ainda diminuirão à medida que a lucratividade aumentar. Como o mercado imobiliário é particularmente sensível às mudanças macroeconômicas, a gestão imobiliária precisa ser diferenciada de outros setores da economia. Afinal, desde que as imobiliárias tenham bons processos de gestão, o impacto da instabilidade financeira pode ser reduzido ou mesmo eliminado. Para se ter uma noção, o mais comum é
que a gestão imobiliária se subdivide em financeira, patrimonial, gestão de pessoas e gestão de clientes. Uma compreensão mais profunda de cada um desses elementos é essencial. Portanto, explicamos em detalhes abaixo.

Gestão Financeira


      A gestão financeira é basicamente organização das entradas e saídas do caixa da imobiliária. Sendo assim, a receita mais regular é aquela vinda da fatia destinada à empresa pelo pagamento de aluguéis.

A gestão precisa visualizar em gráficos, tabelas ou planilhas o fluxo de caixa da empresa a fim de checar possíveis inconsistências. Lembrando que é preciso lidar com gastos fixos, como luz, água e folha de pagamento dos funcionários, além de pagar as comissões dos corretores. É importante ter um controle sobre as contas a pagar e a receber também é um passo fundamental.

Gestão Patrimonial

  A gestão patrimonial refere-se à lista de produtos. Por isso, na hora de vender ou alugar, a empresa precisa conhecer bem os imóveis pelos quais é responsável, verificar o contrato de cada um, tentar entender seu potencial de valorização ou desvalorização, e até mesmo avaliar a necessidade de investimentos.

    A agência imobiliária deve cuidar dos aspectos fiscais e tributários, bem como dos aspectos legais relevantes. As empresas também precisam ter um plano de arquitetura e engenharia para trazer produtos de lançamento ao mercado.

Gestão de Pessoas

Os corretores são os profissionais que estão na frente do setor imobiliário e que também são o cartão postal da empresa. Por isso, em termos de gestão de pessoal, os detalhes do trabalho requerem atenção especial dos gestores, pois geralmente não há vínculo empregatício entre corretor e imobiliária,  situação que altera toda a dinâmica do relacionamento.

     As principais medidas de segurança aqui envolvem uma política de câmbio clara, que predetermina como os novos clientes serão encaminhados para cada comerciante. Como se não bastasse, é importante estar atento à qualidade dos profissionais que prestam serviços às imobiliárias, pois os vendedores são a parte importante na geração de bons resultados para a empresa. Portanto, esses profissionais precisam ser dinâmicos, experientes e qualificados para o seu trabalho. Ainda quanto aos corretores, é necessário estabelecer regras de comissionamento, o que não se limita ao valor a ser pago. Isso também engloba o prazo e a forma como o pagamento será realizado.

Gestão de Clientes

     Como o cliente está muito focado no corretor de imóveis, é necessária uma atenção especial. O problema é que muitas empresas ainda têm dificuldade em determinar seu público atual, quais mercados atingir e, principalmente, qual a melhor forma de conquistar novos interessados ​​e manter os clientes antigos.

    A gestão de clientes foi muito simplificada graças às novas ferramentas e métodos tecnológicos. O objetivo sempre foi melhorar a análise do perfil, a agilidade e a qualidade do atendimento, além de apresentar as ações de vendas e marketing mais precisas, funcionam bem sem custar caro ou complexas demais.

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